mar
10
A Importância das Assembléias de Condomínio

Nos condomínios, a hora de realizar as assembleias é agora. Um bom ciclo de assembleias aproveitando o início do ano vai garantir que tudo possa ser feito da melhor forma possível até 2018.  As pautas que vão compor as assembleias ordinárias do empreendimento neste período precisam estar bem definidas para que o debate não se perca. Estabelecido pela convenção do condomínio, o fundo de reserva é uma pauta básica. Mas não é a única. Inadimplência, segurança, tecnologia, economia e lazer também merecem lugar de prestígio na agenda do condomínio.  O síndico deve ser um bom organizador de pautas. Os condôminos não devem entretanto ficar omissos. Eles próprios devem se organizar e participar de forma abrangente do debate. Cabe às administradoras assessorar toda a assembleia e elaborar sua ata, quando solicitada.

No folclore dos condomínios, a única assembleia que dá ibope é aquela que cuida do sorteio das vagas nas garagens. Não deveria ser assim. Todas as assembleias são importantes. Nelas, cada participante deve pensar no que vai defender e também no que vai expor como sua própria contribuição. Se entende que alguma providência deve ser tomada, deve preparar sua defesa. Isso é importante porque o condomínio é um quadro de biodiversidade. É essa biodiversidade que se torna sustentável e traz benefícios para todos os moradores.

Condômino que sistematicamente não participa das assembleias dá um mal exemplo. Mas participar apenas para cumprir  agenda também não é a melhor forma de atuação. O condômino dá bom exemplo aos seus pares quando analisa previamente a pauta da assembleia e faz suas anotações. Isso garante clareza e economia de tempo na  hora do debate. As assembleias não são por tempo indeterminado. Toda  reunião tem um tempo certo ideal, além do qual o nível de atenção dos presentes começa a cair.

Não há nenhuma razão para que as assembleias sejam realizadas de preferência numa sexta feira à noite. Isso também pertence ao passado.  Seja qual for o dia da semana, boa assembleia é aquela que organiza bem os temas que vão ser debatidos. Existe uma metodologia para obter o melhor resultado. O síndico é o maestro. Se ele for bom regente, tudo pode dar certo. Ele também precisa estar bem preparado e ter suas anotações à mão. Nenhuma informação deve ficar para depois.  Mais do que qualquer outro dos presentes à reunião, cabe a ele transmitir aos demais seriedade e entusiasmo.

Hubert Gebara é vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP (Sindicato da Habitação) e diretor da Hubert