jan
19
Viva o Verão

É alto verão. Com todas as benesses da estação em curso, é hora de reforçar alguns cuidados com a segurança de nossas residências dentro e fora dos condomínios.

Atenção síndicos, subsíndicos, membros do conselho consultivo, condôminos e funcionários: férias e feriados prolongados de verão podem trazer risco de turbulência. É a ocasião em que muitos imóveis ficam vazios na cidade.

Temos certeza de que nada existe mais desagradável do que, longe de casa, sermos informados de que nosso imóvel foi assaltado.

As reuniões do condomínio deveriam também ser temáticas, com pautas tipo Segurança, Economia, Conscientização etc.

Fora isso, ao viajar deixe sua casa segura. As dicas que vão aqui não são novas, mas estão longe de perder a validade, especialmente com a família ausente. Verifique se os interruptores da rede elétrica foram desligados. Tire todos os equipamentos da tomada. Feche os registros de água e gás. Fique atento às contas que vão vencer no período de férias ou as coloque em débito automático. Não deixe a chave na portaria. Deixe com alguém de confiança que more próximo e que possa ser contatado em caso de emergência.

Atenção síndicos, subsíndicos, membros do conselho consultivo, condôminos e funcionários: nas férias que estão aí, vamos reforçar a vigilância. A polícia vai ajudar, claro. Mas a vigilância intramuros é insubstituível. Ela vale para todos os meses do ano.

Hubert Gebara é vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP e diretor daHubert.